Localizado no charmoso bairro de Perdizes, o Petí Gastronomia fica escondido dentro de uma grande loja de materiais artísticos. Com uma placa criativa em neon ao lado direito do prédio escrito “é aqui mesmo”, você sabe que está no lugar certo. Quando a loja de materiais de arte está fechada, a entrada ocorre ali mesmo em frente à placa de neon, quando está aberta, a entrada é por dentro da loja mesmo.

O cardápio costuma ser estilo menu degustação ou menu executivo (pão+entrada+prato+sobremesa). Já experimentei tanto o menu degustação em 2019 quanto o executivo em 2021. O cardápio é enxuto e sazonal: sempre tem uma opção de carne, uma opção de peixe e uma opção vegetariana. O Petí já serviu cerca de 1000 pratos diferentes em mais de 120 menus distintos.

O Chef da casa é o Victor Dimitrow, formado pela Universidade Anhembi Morumbi e com vasta experiência internacional, onde inclusive trabalhou no Le Chateaubriand em Paris, restaurante que já foi considerado o nono melhor do mundo na época.

O restaurante já foi indicado três vezes consecutivas no Guia Michelin na categoria Bibi Gourmand (que indica restaurantes de qualidade com um bom preço), além de ter conquistado prêmios nacionais importantes na categoria Melhor Restaurante e Chef Revelação da revista Veja, entre outros, que você pode conferir no próprio restaurante.


(foto: Rebeca Cruz)

A experiência é sempre única, com o cardápio que muda cerca de 15 em 15 dias, sempre há uma surpresa. Na minha última visita, setembro de 2021, foi oferecido menu executivo. As opções eram:

O couvert da casa: pão artesanal, manteiga extra e flor de sal.

Entradas: Cuscuz uarini: cuscuz hidratado com caldo de peixe, palmito grelhado, creme de dendê e picles de tapioca.

Cheesecake de Cebola caramelizada: gel de cebola, picles de cebola e cebolinha.

Creme de batata: baby romana grelhada, crocante de castanhas, gema defumada e picles de cebola roxa.

Optamos pelo Cheesecake, que estava excepcional e pelo creme de batata, que também estava ótimo, mas “os olhos saltaram” mais pro Cheesecake.

Prato Principal: Peixe do dia grelhado: purê de abóbora com puxuri, crocante de camarão, erva doce glaceada, bisque de camarão e picles de pitanga.

Arroz Cremoso de Couve-Flor: amêndoas defumadas, picles de couve-flor, laranja e brócolis romanesco tostado.

Feijoada do Bem: arroz de louro, farofa de mandioca, couve refogada, laranja e picles de pimenta biquinho.

Fomos de peixe e feijoada, e os dois estavam ótimos, o peixe deliciosamente no ponto e a feijoada bem servida e saborosa.

Uma informação interessante é que a Feijoada do Bem, na compra de uma feijoada, o restaurante doa outra para pessoas em vulnerabilidade social. Isso foi um ponto chave para a escolha do prato para nós.

Sobremesas: Pudim com fava de aridan: gel e tuille de hibisco, crumble de açaí com banana e banana marinada na cachaça;

Bolo de tomate com especiarias: compota de tomate verde, gel de tomate e mousse de manjericão.

Ambos escolhemos o pudim, que estava muito bom, ouso dizer que um dos melhores que já provei. Ficamos receosos em pedir o bolo de tomate pois para nós tinha mais cara de entrada do que de sobremesa e queríamos algo realmente doce para finalizar.



Tipo de restaurante: Autoral, autêntico, moderno.

Onde fica: R. Cotoxó, 110 - Pompéia, São Paulo - SP, 05021-000

Média de preço: Menu completo a partir de R$60,00 e Menu degustação R$185,00

Links: https://www.petirestaurante.com.br/ ; https://www.instagram.com/petirestaurante/



As duas vezes que fui ao Petí, não tive decepção nenhuma. Recomendo a experiência àqueles que apreciam gastronomia moderna. Deixo aqui na galeria fotos e vídeos dos pratos que experimentei nessas duas visitas.


...

*informações checadas em Outubro/2021