Roteiro São Luís - 5 dias



Em 06 de dezembro de 1997, São Luís do Maranhão recebeu o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade devido ao seu assentamento humano, testemunho excepcional de tradição cultural e preservação arquitetônica. Com um título desses vocês não podem deixar a Ilha do Amor de fora do seu roteiro! 


Conhecida como a Ilha do Amor, cidade dos azulejos, Jamaica brasileira, Atenas maranhense e terra do Bumba-Meu-Boi.

Difícil resumir São Luís do Maranhão, não acham?

Roteiro dia 1: Centro Histórico

Buriteco Café: Iniciando o tour neste local localizado na Rua Portugal, umas das mais lindas e conhecidas do Centro Histórico. O seu cardápio é 100% regional, então você já terá a oportunidade de experimentar um pouco da gastronomia maranhense, além da decoração também ter vários aspectos da Cultura do Estado. 

Mercado das Tulhas: uma ótima opção para conhecer as comidas e bebidas típicas maranhenses você encontra lá, como a cachaça à base de mandioca chamada Tiquira, frutas típicas, como caju, cupuaçu, jenipapo e jussara e pratos como o Arroz de Cuxá e a peixada maranhense. 

Na Rua da Estrela encontramos o Museu da Gastronomia e a Casa do Tambor de Crioula, os dois com entrada gratuita. 

Museu da Gastronomia Maranhense: é uma imersão na história da gastronomia e festejos populares do Maranhão com muitas curiosidades durante os guiamentos e conta com um acervo riquíssimo. 

Casa do Tambor de Crioula: você irá conhecer essa dança típica do Maranhão, e o museu conta com exposições temporárias e programação com apresentações da dança (normalmente são às quartas).

Uma pausa para o almoço e uma ótima indicação para seu roteiro é o Lua Bistrô localizado na Av. Dom Pedro. Além de um espaço extremamente tranquilo, o Lua tem umas das vistas mais lindas da praça Benedito Leite em que das suas janelas pode - se admirar a fonte da mãe d’água e a Igreja da Sé. 

Igreja da Sé: tombada pelo IPHAN, essa igreja tem mais de 300 anos e tem um grande acervo de arte barroca. Possui tours guiados. Na frente da igreja, está a bela fonte da Mãe d’Água, um local perfeito para uma foto. 

Museu do Reggae: Na Rua da Estrela há o Museu do Reggae, único fora da Jamaica, então não é à toa que São Luís também é conhecida como a Jamaica Brasileira. No museu há um acervo completo da linha do tempo do reggae de seu surgimento até os dias de hoje e, algumas pessoas importantes nesse cenário. Durante alguns dias há no final da visita uma oficina para os visitantes aprenderem alguns passos do famoso “reggae agarradinho” ludovicense. 

No fim da tarde admire o pôr do sol nas proximidades do Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro e finalize o Tour no Tebas Café. Um Bar e Café que funciona de quinta à sábado que tem de sobra diversidade, arte, música boa, discotecagem e cerveja gelada!

Roteiro dia 2: Av. Litorânea e Mirante da Serpente

A Avenida mais agitada de São Luís não podia ficar de fora deste roteiro principalmente, depois das inúmeras mudanças, como o prolongamento da avenida melhorando o acesso para residentes e turistas. 

Av. Litorânea: Um dos principais cartões postais da capital maranhense é composto em sua orla pelas praias Ponta d’areia; Olho d’água; São Marcos; Calhau e Caolho (se informe em relação às condições de balneabilidade). Todas possuem bares e quiosques, mas uma boa dica é pegar sua canga e se jogar na areia para admirar o pôr do sol à beira-mar. Além disso, a Avenida possui toda a estrutura para curtir o dia inteiro e pela noite com inúmeros restaurantes, parquinhos para as crianças, villas de fast food, bares e pubs para todos os gostos com música ao vivo. Veja qual praia mais lhe agrada para passar um bom tempo relaxando! 

Mirante da Litorânea: Recentemente foi inaugurado uma escultura instagramável na Avenida Litorânea que representa a famosa Serpente de São Luís (se quiser conhecer a lenda vai ter que visitar São Luís!). Sendo agora um dos principais pontos turísticos, ele é perfeito para inúmeras fotos e para admirar de cima toda a extensão da Avenida. 

Lagoa da Jansen: no entorno da lagoa há pista de caminhada, uma pracinha com playground, piso liso para esportes sobre rodas e aluguel de patins, skate, e outros equipamentos, bares e restaurantes. Costuma ser movimentado à noite.

Roteiro dia 3: Parque do Rangedor/Espigão Costeiro

Duas opções de lazer e gastronomia, para todas as idades! 

Um dia mais tranquilo, com sugestão de manhã livre. 

Parque do Rangedor: é uma área de preservação ambiental super importante na cidade. Possui 8 praças com quadras para esportes variados, pista para caminhada, academia e  parquinho para crianças. A extensão do Parque Verde é excelente para piqueniques, mas também há uma grande variedade de quiosques com as mais diversas opções de lanches. Além disso, o Rangedor possui um mirante com área instagramável para fotos. Funciona diariamente das 05 às 22h. 

Espigão Costeiro: é um dos melhores lugares para admirar o pôr do sol de São Luís. Inaugurado em 2014 com o objetivo de barrar a erosão causada pela força da maré, a construção do Espigão resultou no aumento da faixa de areia da praia da Ponta D’Areia. O melhor horário para conhecer é no fim da tarde/início da noite, possui quiosques de lanches, aluguel de bicicletas e parquinhos para crianças. Próximo do espigão há o forte Santo Antônio que funciona de terça à sábado das 10h às 18h e abriga o museu das embarcações e da imagem e do som. O Forte é uma construção portuguesa do século XVII.

Roteiro dia 4: Raposa

Também dentro da Ilha de São Luís, o município de Raposa fica a cerca de 35 minutos da Av. Litorânea e vale a pena a visita por sua beleza natural e encantos. É a maior colônia de pesca do Maranhão. O artesanato, pratos locais, as praias desertas e com uma beleza única são os principais atrativos do lugar. 

Roteiro dia 5: Alcântara

A pacata e histórica cidade de Alcântara fica a 1h20 de barco de São Luís e custa cerca de 20 reais por trecho, com as embarcações saindo do Cais da Praia Grande, onde você adquire seu ticket de embarque. 

É um local de história riquíssima e recomenda-se que contrate um guia de turismo para lhe acompanhar nessa visita, pois não será fácil descobrir tudo sozinho. 

Deixaremos aqui os principais pontos: Capela das Mercês, Capela de Nossa Senhora do Desterro, Praça da Matriz, Igreja de São Matias, Pelourinho, Museu Histórico de Alcântara, Palácio do Barão de Pindaré, Palácio do Barão de Mearim, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Casa do Divino, Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa da Cultura Aeroespacial. 

Roteiros alternativos sazonais: 

Feirinha de São Luís (aos domingos): um principais projetos da Prefeitura da cidade. A feirinha representa “São Luís de forma ambulante”. Artesanato, comidas e bebidas típicas, muita música com apresentações de artistas locais, danças de bumba-meu-boi e capoeira. Hoje, a feirinha além da Praça Benedito Leite, onde antes tudo se concentrava, as atrações se estendem até a Rua de Nazareth e a Rua do Egito, em frente à Praça João Lisboa. Além disso, o projeto foi ampliado para oferecer maior conforto aos residentes e turistas com setores como: espaço kids; espaço pet; espaço agroecológico, setor de artesanato, gastronômico e de brechós. A feirinha inicia das  9h às 15h. (mas normalmente o fluxo só encerra às 17:00)

São João do Maranhão (em Junho): O melhor período para conhecer São Luís é no São João, um dos maiores do Brasil! Em 2022 as festividades iniciaram em 27 de maio e vão até 31 de julho com mais de 500 atrações, bom demais né? A diversidade Cultural do São João Maranhense é única e riquíssima, Bumba-meu-boi, Cacuriá e Tambor de Crioula são nossas maiores referências. As festividades acontecem por toda a cidade de forma gratuita, mas os principais pontos no Centro Histórico, Praça Maria Aragão, Parque da Vila Palmeira e Arraial do Ipem no Jardim Renascença com recorde este ano de mais de 15 mil pessoas em um dia! E, não posso deixar de lembrar que um dos maiores eventos de São João do Brasil acontece aqui em São Luís, o São João da Thay OG em que temos a presença de inúmeros artistas do Brasil inteiro e apresentações locais e regionais. 

Serviços: 

Onde se hospedar (hotéis):

$$$: Blue Tree Towers:

$$$: Brisamar Hotel & SPA:

$$$: Luzeiros São Luís

$$: Litorânea Praia Hotel

$$: Veleiros Mar Hotel 

$$: Hotel Pousada Calhau

$: Ibis São Luís

$: Soft Win Hotel

$: Solar dos Poetas


Gastronomia:


$$$: Casa7

$$$: Gaia Restaurante 

$$$: Thai Cozinha Contemporanea e japonesa

$$: Armazém do Chef

$$: Quitandinha Restaurante Maranhense 

$$: SENAC Restaurante

$: Lua Bistrô 

$: Restaurantes no Mercado das Tulhas


Nossas dicas “escolhidas à dedo” são: 

CABANA DO SOL

Localizado em dois pontos de São Luís, na Ponta do Farol e Av. Litorânea, um restaurante regional com vários aspectos da cultura nordestina tanto na gastronomia, quanto na estrutura física. Cardápio variado, espaço confortável e climatizado.

Possui um aplicativo de delivery Cabana do Sol Express disponível na google play e app store. 

Instagram: @cabanadosol


LUA BISTRÔ

Além de um espaço extremamente tranquilo, o Lua tem umas das vistas mais lindas da praça Benedito Leite em que das suas janelas pode - se admirar a fonte da mãe d’ água e a Igreja da Sé. O seu diferencial no cardápio são as panelinhas cremosas com 20 opções de acompanhamentos entre carnes, peixes e camarão. Atendimento excelente, local agradável, comida deliciosa e bons preços.

Instagram: @luabistro


CAFOFINHO DA TIA DICA 

Quando se fala em restaurante maranhense é bem difícil não pensar imediatamente no cafofinho da tia dica, localizado no coração do Centro Histórico de São Luís. Cardápio variado com o que tem de melhor da gastronomia do nosso Maranhão. Além disso, o cafofinho já foi premiado em 1º lugar na categoria atendimento pelo Festival Maranhão de Sabores! 

Funcionamento: Todos os dias.

Instagram: @cafofinhodatia


Entretenimento: 


Solar Cultural da Terra: Localizado na Av. Rio Branco, Centro de São Luís. Um armazém do Campo, Livraria Expressão Popular e Bar. Um espaço de entretenimento aliado a militância e representatividade! 

Tebas Bar e Café: Na Rua do Ribeirão, Centro. Agenda semanal diversificada para todos os gostos com samba, MPB, RAP com números artistas locais, além de projetos como a feirinha Tebas.


Praias: As praias de São Luís possuem um grande valor devido ao seu diferencial: a variação da maré. Sempre busque em placas as condições de balneabilidade. Uma indicação é a Praia do Mangue seco, no município da Raposa. Um pouco distante, mas que vale a pena pela sua beleza e tranquilidade.